17/09/2013 21h56 - Atualizado em 18/09/2013 11h36

Literatura africana é tema de aula inaugural na Letras

Diene Batista
para o PUC Notícias
Estudante da PUC Goiás destaca obra de poeta moçambicano: intercâmbio cultural
Estudante da PUC Goiás destaca obra de poeta moçambicano: intercâmbio cultural Foto: Ana Paula Abrão

Um sarau promovido pelo Coletivo de Negros e Negras da PUC Goiás abriu, oficialmente, o semestre letivo do Departamento de Letras da universidade, na noite desta terça-feira, 17, no Auditório da Área 2. Em destaque, nomes importantes da literatura africana, como o poeta, contista, ensaísta e crítico literário moçambicano Amosse Mucavele, cuja obra foi apresentada pela estudante do 7º período do curso, Maria das Neves Jardim de Deus; e da literatura negra do Brasil, por meio da obra da poetisa carioca radicada em Brasília, Cristiane Sobral.

Além das apresentações, o evento contou com palestra da egressa de Letras da instituição, Amélia Vieira Faleiros (foto abaixo). Em agosto, ela defendeu monografia que inovou, ao aplicar os princípios da linguística na análise da obra Exército de homem só, de Moacyr Scliar.

Egressa Amélia Faleiros compartilha experiência acadêmica

Amélia, que já atua como professora de Língua Estrangeira, abordou os desafios enfrentados para a elaboração do trabalho. “É uma satisfação muito grande retornar a universidade para compartilhar essa experiência, prova de que os quatro anos de curso valeram a pena”, ressalta.

Segundo a professora do Departamento de Letras da PUC Goiás, Telma Mendonça Loures, a aula inaugural abrirá espaço para resgatar os trabalhos de conclusão de curso que se destacaram no período anterior. “Esse é um momento muito importante porque, além de assinalar o início do semestre, estimula o aluno a participar de atividades que vão além da sala de aula”, frisa.

Fotos: Ana Paula Abrão

GRÃO-CHANCELER: