Egresso ministra aula inaugural da Geografia

Professor, gestor ambiental e técnico de mineração, Marco Emílio Meireles falou com os alunos sobre projetos socioambientais e possibilidades da carreira

Iniciando uma nova matriz curricular neste ano de 2019, o curso de licenciatura em Geografia da Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) realizou, nesta quarta-feira, 13, sua aula inaugural para o semestre. Recebendo o professor egresso do curso e técnico de mineração Marco Emílio Meireles, o grupo discutiu projetos socioambientais em atividades de mineração, além de possibilidades de carreira.

“Eu trabalho com gestão ambiental, mas também com educação patrimonial. É uma área que é novidade para muitos estudantes de licenciaturas, mas é um mercado que se abre. Desde 2015, essa apresentação para a comunidade é papel de professores e não mais de arqueólogos”, frisou ele, que também é estudante de Arqueologia na PUC Goiás.

Antes da aula, os ingressantes e veteranos tiveram um momento de integração, com direito a lanche para a turma, em um momento de networking. “Para nós, uma aula inaugural é esse encontro do ontem, do hoje e uma perspectiva do amanhã. O estudante que entra pode se ver no outro que já está aqui há mais tempo e, quem é veterano, pode se ver em quem já se graduou e está atuando. Aqui na Geografia temos muito disso, desse sentimento de pertencimento”, explica a coordenadora, professora Ângela Dantas.

“A aula inaugural tem um sentido e por isso é especial. Ela é um rito, um ponto de partida para algo novo. Inaugura-se uma nova etapa neste curso, que é marcado por ter uma missão clara, um projeto que não aceita nenhum direito a menos”, ressaltou o diretor da escola, professor Romilson Siqueira.

Ingressante, o acadêmico Nikson Louzeiro, 31, já compartilha do sentimento de pertencimento após pouco mais de um mês de aula. No evento, ele comemorou a escolha. “O ambiente é muito bom, os professores também. Eu estou fascinado com o curso, porque ele é muito mais abrangente do que imaginamos no ensino fundamental e médio. A geografia está em tudo”, conta.

• DSC_8099
  • DSC_8110