Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Conselheiros de saúde concluem capacitação na PUC Goiás

Série de atividades foi realizada nos meses de outubro e novembro

Após três etapas formativas na PUC Goiás, o Conselho Municipal de Saúde de Goiânia concluiu nesta terça-feira, 27, a série de encontros formativos com conselheiros de saúde da capital. A atividade foi realizada pelo Conselho por meio da Associação de Educação, Cultura e Cidadania (Adec) e do Programa em Nome da Vida (PNV), este último da PUC Goiás.

Quase uma centena de conselheiros dos sete distritos sanitários de Goiânia participaram dos encontros. “Na nossa avaliação, foi muito produtivo, com conteúdo muito rico”, comemora a irmã Joana Dalva Alves Mendes, da Adec, que coordenou o último dia de atividades.

O objetivo maior, explica ela, foi capacitar esses representantes civis para entenderem de forma mais efetiva o funcionamento do SUS e para as demandas comuns à saúde pública nas diferentes regiões da cidade. “A gente precisa qualificar essas pessoas para que elas percebam que, no papel que estão, elas não podem ser manipuladas, não podem ser massa de manobra” destaca Joana Dalva. “Goiânia é um município grande, então se tem uma comissão de monitoramento que não funciona, acabam passando coisas. O conselho local é o termômetro”, conclui.

Mais preparo

Vindos das mais diferentes regiões distritais da capital, os conselheiros aprovaram a iniciativa formativa, que ocorreu pela primeira vez dentro da universidade, a partir de parceria inédita.

Foi o caso da conselheira da região Noroeste Perciliana Pereira dos Santos, que atua como militante há mais de três décadas. “Às vezes, a gente tem as reuniões e não sabe fazer uma ata perfeita, muitos não sabem nem encabeçar um ofício, então é muito importante a gente estar bem preparado para essa questão”, frisa.

Até março, quando será realizada a 10ª Conferência Municipal de Saúde Katherine Marie Popowich, outras microconferências serão realizadas em toda a cidade. Outras sete conferências distritais também serão promovidas, para alcançar todas as regiões atendidas.