Programa de Direitos Humanos promove primeira aula em parceria com pós-graduação

Atividade em conjunto com os programas de pós-graduação stricto sensu em Comunicação (PPGCom) e Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH) da UFG deve ser realizada semestralmente

O Programa de Direitos Humanos (PDH) da PUC Goiás promoveu na tarde desta quarta-feira, 14, a primeira aula em conjunto com o Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos e com a linha de pesquisa Mídia e Cidadania do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento, que teve como tema a cidadania digital e o discurso de ódio na internet, reuniu alunos, professores e voluntários da extensão na Sociedade Goiana de Cultura (SGC), sede do PDH.

“É a primeira aula que fazemos em conjunto e a ideia é que isso aconteça semestralmente, semper pensando conjuntamente os temas”, explica a coordenadora do Programa de extensão, professora Denize Daudt Bandeira. A ideia das aulas, no PDH, surge a partir da parceria que tem sido estabelecida há aproximadamente um ano e que já resultou em grupos de estudo e projetos conujuntos, frisa Denize. “A intenção é que a gente se aproxime cada vez mais”.

Para a disussão do tema com o público, composto por voluntários do programa de extensão, alunos dos programas de pós-graduação e estudantes de graduação, foram convidados o professores Magno Medeiros (UFG) e Thiago Franco (Fasam), que também é membro do PDH.

Em sua fala, Magno fez questão de diferenciar discurso de ódio de liberdade de expressão e trouxe cases para exemplificar como esses discursos ecoam na rede. “É uma prática criminosa e vemos isso com muita clareza na Constituição Federal. A diferença essencial é que a liberdade de expressão tem limites [legais e éticos]. Isso faz com que ela não se confunda com o discurso de ódio”, enfatiza. Já Thiago ressaltou a questão da cidadania digital e trouxe foco nas redes sociais.

Por reunir muitos alunos de graduação em sua composição e em seus eventos, a discussão interdisciplinar relacionando teorias e aproximando a pós-graduação e outras instituições de ensino pode ser muito benéfica para os alunos, acredita Denize. “Não deixa de ser uma oportunidade também desses estudantes se fortalecerem teoricamente”, explicita.

Clique aqui para acompanhar o trabalho do PDH e de outros programas e projetos permanentes de extensão da PUC Goiás.

• 181114 - pdh promove aula parceria - wc (23)
  • 181114 - pdh promove aula parceria - wc (4)
  • 181114 - pdh promove aula parceria - wc (37)
  • 181114 - pdh promove aula parceria - wc (1)