Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Egresso de Relações Internacionais ganha destaque no Prêmio SBPC/GO 2018

Trabalho deriva de sua monografia e traz uma análise sobre o extremismo nos EUA

O egresso Rafael Nunes Rocha, do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás emplacou o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (D) do Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2018. A posição foi alcançada com o trabalho Os pólos e as multifacetas do extremismo: a difusão do ódio sobre judeus e muçulmanos nos Estados Unidos, que contou com orientação do professor Giovanni Hideki Chinaglia Okado.

Para Rafael, o reconhecimento é encarado como uma boa oportunidade. O mérito do trabalho, que deriva de sua monografia na universidade, é dividido por ele com seu orientador. “Devido ao fato de inexistir uma quantidade expressiva de bibliografia e discussão acerca do meu tema, a competência do meu orientador foi primordial para que eu atingisse um bom resultado e o respectivo reconhecimento da premiação”, enfatiza.

No trabalho, assim como na monografia, Rafael estabelece parâmetros para analisar questões identitárias, a opinião pública e o posicionamento do governo dos EUA frente aos estrangeiros. Para tanto, utiliza estatísticas criminais disponibilizadas pelo FBI, além da exposição de movimentos sociais ligados à opressão de judeus e muçulmanos e de financiamentos que nutrem esses movimentos.