Saúde da Mulher enfoca temas relacionados à concepção

Curso formou profissionais e alunos da área de saúde

A Liga Acadêmica de Atenção a Saúde da Mulher da PUC Goiás realizou nesta quarta-feira, 31, curso preparatório para acadêmicos e profissionais de saúde, no Auditório 1 da Área 2, voltado para a saúde feminina: da concepção ao puerpério. O enfoque foi no trabalho da enfermeira obstétrica e outros profissionais que podem somar ao atendimento da gestante, como a doula.

Segundo a presidente da LAASM da PUC Goiás, Mariana Borges, o evento buscou oferecer formação para os membros da liga, alunos de Enfermagem e comunidade. “Pudemos tratar da concepção, do nascimento e todos os aspectos envolvendo as questões da maternidade”, explicou ela. Além disso, a Liga terá mais de 15 novas vagas, que serão preenchidas entre os participantes da formação.

Uma das palestrantes foi a professora Gislaine Braga, da PUC Goiás, que falou em especial do percurso saudável do processo reprodutivo. “Temos que falar sobre o planejamento familiar, sobre quando e se querem ter filhos e quais as opções para ter os filhos da forma como elas querem”, explicou ela, lembrando ainda o papel do enfermeiro no atendimento das mulheres.

Outro aspecto foi o parto. No Brasil, a taxa de cesarianas é de 55% e, em Goiás, 66%. Os dados são de 2016, no Ministério da Saúde. Juliana das Dores Ferreira, enfermeira obstétrica, falou em especial do parto e do cenário crítico do Brasil, com alto número de intervenções desnecessárias. “Temos que insistir no novo modelo de assistência ao parto, na capacitação das doulas e nos diversos profissionais que podem melhorar o momento do nascimento”.

• DSC_1763
  • DSC_1771