Ação de prevenção ao câncer de mama envolve acadêmicos de Engenharia

Envolvendo acadêmicos, professores e funcionários da Escola de Engenharia, ação movimentou a escola durante este último dia de Congresso

© by Wagmar Alves

Uma ação mobilizou quem passou pelos auditórios da Área 2 da PUC Goiás nesta sexta-feira, 19. Quem participou do Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos de Goiás ou das outras dezenas de atividades do 4º Congresso de Ciência e Tecnologia no local foi impactado pelo Dia de Prevenção ao Câncer de Mama.

Com alunos e professores vestidos de rosa e entregando broches e palavras de conscientização sobre o câncer de mama, a ação impactou centenas de acadêmicos e mobilizou diversos cursos da Escola de Engenharia. “A proposta nasceu a partir de uma experiência na minha família, mas gerou identificação em todas as coordenações da escola. A ideia é mesmo mobilizar os alunos para trazer reflexão”, explica a idealizadora do projeto e coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Ximena Vazquez. “Mesmo que seja um ato simbólico ele faz com que a gente pense um pouquinho em uma dor que, muitas vezes não é nossa, não está próxima. Quero que levem isso quando estiverem nas empresas, que saibam que a responsabilidade de um profissional não é só técnica, mas também humana”, completa.

Para a acadêmica de Engenharia de Produção Ana Carolyna Rodrigues, 20, a prevenção ao câncer de mama recebe atenção contínua da família, mesmo sem casos registrados. “Minha mãe é super preocupada e eu também procuro me informar e me cuidar. A gente precisa se conscientizar”, disse. “É sempre bom falar sobre prevenção. Tem muita gente que nem sabe, nem presta atenção”, considera o acadêmico de Engenharia Civil João Victor Rodrigues, 21, que estava com um dos broches feitos pelos acadêmicos e entregues no hall.

A atividade também foi realizada com o corpo administrativo da escola, incluindo funcionárias da secretaria, da Divisão de Serviços Gerais (DSG) e de empresas terceirizadas, falando sobre prevenção e a importância do autoexame.

• 181019 - Dia de Prevenção ao Cancer de Mama WA (2)
  • 181019 - Dia de Prevenção ao Cancer de Mama WA (15)
  • 181019 - Dia de Prevenção ao Cancer de Mama WA (18)
  • 181019 - Dia de Prevenção ao Cancer de Mama WA (32)