Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Pesquisadora premiada recebe título da PUC Goiás

Celina Turchi comandou o primeiro estudo a demonstrar a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia em bebês. Ela será a 21ª doutora honoris causa escolhida pela universidade

© by Divulgação

A PUC Goiás entrega, no próximo dia 18 de outubro, durante a programação do IV Congresso de Ciência e Tecnologia, o título de doutora Honoris Causa para a pesquisadora Celina Maria Turchi Martelli. Médica e especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a goiana Celina Turchi comandou o primeiro estudo a demonstrar a associação entre o zika vírus e os casos de microcefalia em bebês. A cerimônia será realizada às 20 horas, no Auditório da Área 4.

Celina Turchi será a 21ª doutora honoris causa escolhida pela universidade, em uma galeria formada por personalidades, pesquisadores, escritores e religiosos, com trabalhos voltados para a melhoria da sociedade. Entre os doutores, ela será a quarta mulher a receber a maior honraria concedida pela PUC Goiás e seu nome estará junto com os das professoras Betty Meggers, Alda Maria Borges Cunha e Mindé Badauy de Meneses.

Atualmente, Celina Turchi é pesquisadora visitante no Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), em Pernambuco. Ela foi responsável por formar, em 2015, uma rede de pesquisadores – brasileiros e de outros países – reunidos no Grupo de Pesquisa da Epidemia de Microcefalia (Merg, na sigla em inglês).

Em apenas três meses, a equipe comandada pela cientista conseguiu identificar como o zika vírus e a microcefalia estavam relacionados. O trabalho norteou a prevenção e o acompanhamento de grávidas residentes em áreas de risco em todo o planeta. A pesquisa foi reconhecida mundialmente. Em 2016, Celina foi apontada pela Nature, uma das publicações científicas de maior prestígio do mundo, na lista dos dez cientistas mais importantes do mundo. No ano seguinte, figurou em levantamento da revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes de 2017, na categoria Pioneiros. Também foi eleita para a Academia Brasileira de Ciências (ABC). Neste ano, recebeu Prêmio Péter Murányi 2018, que reconhece projetos relevantes e inovadores nos campos da ciência, saúde e educação.

Agenda

Data: 18 de outubro
Local: Auditório da Área 4
Horário: 20 horas
Mais informações: Divisão de Comunicação da PUC Goiás
Telefone: (62) 3946-1010