Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Doutor pela PUC Goiás é agraciado com menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018

O trabalho defendido por Cristiano Santos Araújo, em 2017, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, analisa o testemunho do Sagrado na obra de João Guimarães Rosa (1908-1967)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou nesta segunda-feira, 1º, a lista das melhores teses de doutorado defendidas em 2017. Entre os pouco mais de 100 trabalhos selecionados, está a tese Chronos kai Anagké: Vestígios do Sagrado em João Guimarães Rosa, de Cristiano Santos Araujo, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da PUC Goiás.

O trabalho, que foi orientado pelo professor Gilberto Gonçalves Garcia, ganhou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2018, sendo reconhecido como um dos três trabalhos de destaque na área de ciências da religião e teologia, no país.

O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião é o mais antigo da universidade e completa, em 2019, duas décadas de história. O doutorado ao qual Cristiano integrou teve suas atividades iniciadas em 2007 e hoje conta com nível de excelência reconhecida pela Capes (nota 5). “A essência desse prêmio é que aquilo que pesquisamos está sendo entendido como atual e de qualidade, entre os melhores do país”, avalia o coordenador do programa, professor Clovis Ecco.

O prêmio

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação consideram a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, além da valorização dada pelo sistema educacional ao candidato. A cada edição, duas teses, em cada uma das áreas, também podem ser agraciadas com menção honrosa.

Seleção aberta para 2019

Reconhecido como um dos mais relevantes programas de pós-graduação na área em nosso país, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religão está com inscrições abertas para seu processo seletivo discente até o dia 9 de novembro. Ao todo, são 15 vagas para mestrado e 15 vagas para doutorado, com ingresso no primeiro semestre de 2019. Confira aqui o edital.