Ciclo de debates aborda História do Tempo Presente

Edição de agosto trabalhou o tema com pesquisadores acadêmicos do Mestrado em História; Série de eventos abordará diferentes temas do estudo da História

O Programa de Pós-Graduação em História da PUC Goiás deu continuidade nesta segunda-feira, 17, ao Ciclo de Debates 2018 com a palestra História do Tempo Presente: uma introdução teórica, com o professor doutor Manoel Gustavo de Souza Neto, da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

O encontro, na sala 303 da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário reuniu dezenas de acadêmicos na discussão, que foi mediada pela professora Renata Cristina de Sousa Nascimento, do mestrado.

“A História do Tempo Presente não é o nosso tempo presente, o agora, mas o nosso passado mais próximo”, explicou o palestrante. O termo, que pode ser atrelado aos estudos da história contemporânea, segundo o professor, tem como característica o recorte temporal [pós-guerras] e as discussões sobre a objetividade e a neutralidade da História. “Essa objetividade da ciência e da história foi desmistificada de diferentes formas ao longo do século XX”, pondera, ao lembrar ainda que essa discussão é muito mais complexa, até mesmo na definição de objetividade. “A Segunda Guerra Mundial parece ter esgotado algumas de nossas certezas”.

A lista completa de eventos do mestrado em História pode ser acompanhada clicando aqui.

• 180917 - ciclo debates mest. historia - wc (13)
  • 180917 - ciclo debates mest. historia - wc (6)
  • 180917 - ciclo debates mest. historia - wc (3)
  • 180917 - ciclo debates mest. historia - wc (12)