Universidade sedia evento formativo do Mais Alfabetização

Iniciativa reuniu lideranças e secretários municipais da Educação no auditório da Escola de Formação de Professores

© by Wagmar Alves

A PUC Goiás sediou nesta quinta-feira, 13, na Escola de Formação de Professores e Humanidades (Área 6), um evento de formação voltado aos coordenadores municipais do Programa Mais Alfabetização, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A iniciativa visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º e 2º anos do ensino fundamental.

A solenidade de abertura foi prestigiada por diversas autoridades, entre elas, o reitor da instituição, prof. Wolmir Amado e o secretário municipal de Educação e presidente da Undime, prof. Marcelo Ferreira da Costa. Também compuseram a mesa da solenidade, representantes do Banco do Brasil e do Ministério.

Durante o evento, o secretário pontuou a relevância do processo de alfabetização no Brasil e a parceria firmada com o governo federal para implementar ferramentas que qualifiquem o trabalho do professor e do secretário municipal em diversas cidades do país. Além disso, ressaltou a parceria com a universidade em diversas ações contínuas voltadas à educação, desde o apoio técnico a eventos de cidadania, se abrindo na presença dos cidadãos de Goiânia e de Goiás. “Ela sempre esteve pronta não só para ceder espaços, como também toda parte intelectual e ajuda necessária para que possamos construir uma educação de qualidade”, declarou o gestor público.

O reitor Wolmir Amado declarou que a instituição comunga dos mesmos ideais dos promotores do evento, com iniciativas que visam construir um Brasil com crescimento econômico, e, ao mesmo tempo, desenvolvimento social e humano. Para o gestor, a Escola de Formação de Professores e Humanidades, sede do encontro, também é um local emblemático para a ocasião, já que, por meio dos seus cursos de licenciatura, mestrados e doutorados, forma quadros para liderança e docência.

“Sabemos que isso é muito decisivo, porque com uma boa gestão na escola, fazemos uma boa educação. A melhoria da qualidade educacional passa pelos caminhos da gestão de recursos, de pessoas, do projeto pedagógico. Estamos, juntos, potencializando e estabelecendo parcerias, com caminhos novos que façam com que a educação cresça em qualidade”, declarou o reitor.

Ele também pontuou, segundo indicativos do Ideb, que Goiás cresce na área educacional, avançando em relação a outros estados do Brasil. “ Isso não se faz ao acaso. Acontece com convergência de esforços, capacitação, apoio entre instituições, a unidade de gestores e o esforço conjunto”, complementou. O evento teve como publico-alvo secretários municipais da educação, coordenadores do Projeto Mais Alfabetização, gestores e técnicos das secretarias municipais.

• 180913 - Abertura Undime WA (18)
  • 180913 - Abertura Undime WA (22)
  • 180913 - Abertura Undime WA (29)
  • 180913 - Abertura Undime WA (36)