Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Pontinho da Criança oferece orientação para crescimento saudável

Estande no Espaço da Criança segue aberto até o fim da tarde deste sábado (26)

© by Wagmar Alves

Quem visitar o Parque da Criança durante a 5ª Jornada da Cidadania poderá contar com “pontinhos” voltados a atenção de crianças, adolescentes e seus familiares. Entre as opções, o Pontinho da Saúde tem se destacado como um espaço para orientações ligadas ao crescimento saudável. Nele, acadêmicos das ligas de Pediatria (Laped) e Plantão da Alegria (Lapa), da Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás, fazem a triagem e orientação para questões como audição, obesidade infantil e déficit de crescimento.

Aproveitando a passagem pelo evento, Juliane Nunes e seu filho Rafael, de oito anos, visitaram a tenda para conferir a saúde do garoto e receber orientações. Com 32 kg e 1,34 metro, o menino foi parabenizado. “Sempre acompanho o peso dele em casa, então achei interessante ver se estava tudo bem. O resultado foi ótimo”, destaca. No câmpus, o pequeno já faz parte das turmas de basquete, handebol e natação.

“Não é um espaço que gera receitas e exames, é um trabalho de orientação, conhecimento”, explica a coordenadora do curso de graduação em Medicina, Luciana Pinelli. Caso identifiquem casos mais graves, encaminhamentos e novas orientações são realizados, visando atender a família para o restabelecimento da saúde da criança.

Mais fácil na infância

Membro da Liga Acadêmica Plantão da Alegria, Mariana Porto Brino lembra a importância de se atentar para a saúde logo nos primeiros anos de vida. “Nem todo mundo se preocupa com a infância, mas é uma época importante de acompanhamento do crescimento. Algo que não é prevenido ali pode gerar prejuízos importantes futuramente, como doenças cardiovasculares”, explica.

“Na infância, é mais fácil o controle, porque o metabolismo responde melhor. Também é mais fácil adequar o estilo de vida”, completa Maria Rita Cunha, membro da Liga Acadêmica de Pediatria (Laped).

O espaço continua aberto neste sábado, 26, até as 18 horas.