Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Práticas colaborativas reúnem diferentes profissionais

Encontro abordou mediação como solução para conflitos em diferentes áreas

Com participação gratuita e programação voltada para profissionais da Educação, do Direito, da Medicina e da Psicologia, o V Encontro Científico do Programa em Nome da Vida (PNV), realizado nesta quinta-feira, 17, abordou o tema Práticas Colaborativas em Diferentes Contextos.

O PNV trabalha com saúde, bem-estar e qualidade de vida, incluindo mobilização de políticas públicas voltadas para conflitos, como o caso dos usuários de drogas. “A mediação de conflitos atende necessidades de diferentes contextos”, explica a coordenadora do programa, Iracema Gonzaga Moura de Carvalho.
Sobre a mediação, que surgiu na década de 1970, a dra. Sirley Oliveira falou sobre a importância da escuta ativa para todos os profissionais envolvidos nos conflitos. “Os advogados estão formados para o litígio, mas a moderação pode ser o caminho”, disse aos presentes.

No primeiro momento, foram realizadas apresentações sobre Mediação em Psicodinâmica do Trabalho e Mediação Empresarial, com o psicólogo Ronaldo Gomes e a advogada Sirley Oliveira. Sobre Mediação Familiar e Mediação Escolar, na sequência, as professoras Eliane Pelles e Analice Arruda apresentaram as novidades destas abordargens. O evento terminou com discussões com duas especialistas sobre práticas colaborativas, a advogada colaborativa Olívia Fürst e a psicóloga Mônica Lôbo.