Vai ter Jornada

A realização do maior evento social da universidade é a confirmação do compromisso institucional com a sociedade goiana

De 24 a 26 de maio, a PUC Goiás e a Arquidiocese de Goiânia realizam a 5ª Jornada da Cidadania, no Câmpus II da instituição, no Jardim Mariliza. Com parcerias do setor público e de instituições privadas, o maior evento social da universidade se mantem anual mesmo com a crise e a redução de investimentos com oferta de serviços e atividades gratuitas para a comunidade. As principais estações, como Saúde, Parque da Criança e Jurídico, serão mantidas com o objetivo de atingir o número de 850 mil atendimentos realizados no último ano.
“A universidade está sentindo parte da dificuldade da nossa população e, para nós, a manutenção da jornada já é uma grande vitória neste ano. Vamos reestruturar as atividades do evento e resgatar a esperança como princípio de toda esta programação”, explica a pró-reitora de Extensão e Apoio Estudantil, professora Márcia de Alencar Santana. Ela coordena a iniciativa, nos últimos meses, está focada em garantir parcerias e patrocínios para os três dias do evento.

Casamento Comunitário | Foto: Umaitá Pires

No atendimento, professores, funcionários e alunos atuam como voluntários e tornam os três dias em um grande momento para a educação e a cidadania. A mobilização do público interno começou em fevereiro com o trabalho de uma comissão, que visitou salas de aula com material de divulgação sobre a Jornada da Cidadania. “Cerca de dois mil estudantes participam como voluntários, que trabalham em todas as atividades oferecidas, e os demais visitam a Jornada e participam como público”, explica Márcia.
As pastorais da Arquidiocese de Goiânia participam da Feira da Solidariedade, responsável pela oferta de produtos de alimentação durante o evento com serviço de restaurante e lanchonete, no Centro de Convenções da PUC, onde estão concentradas a maior parte dos estandes e das atividades. Além disso, uma programação extensa de missas, celebrações e confissões são organizadas pela igreja para os fieis presentes.

4ª edição da Jornada da Cidadania, realizada em maio de 2017 | Foto: Weslley Cruz

Parcerias

Já estão confirmadas as participações do Governo de Goiás e das prefeituras de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, assinou um termo de compromisso com a universidade e abriu as portas para a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil, que terá um encontro com os secretários municipais, para definir as estratégias de ação referentes aos serviços prestados à população no transcorrer do evento. “A Prefeitura estará presente com tudo aquilo que estiver ao seu alcance para aumentar o êxito da Jornada. Além do ensino a que se propõe, a universidade abriu um campo de ação que está chamando atenção de todo Brasil”, afirmou Iris.
Nesta edição, a PUC Goiás terá uma parceria inédita da Universidade Federal de Goiás. A instituição de ensino vai colaborar com as atividades de saúde e cultura. O reitor da UFG, Edward Madureira, fechou parceria para trabalho conjunto durante a programação.

De acordo com o reitor Wolmir Amado, da PUC Goiás, a universidade caminha para atingir o marco de um milhão de atendimentos. “Vamos fixando grandes metas de atuação e trabalho. Esperamos que, com a experiência acumulada, possamos atingir esse patamar em função da experiência histórica e do envolvimento de todos os companheiros de Jornada, instituições, poder público, que estão coesos e integrados nesse esforço conjunto para serviço à comunidade”, declarou o reitor.