Embates teóricos na educação pautam evento científico da área

14ª edição do Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos foi realizada nesta terça-feira (24

Esta terça-feira, 24, foi o dia escolhido para a 14ª edição do Colóquio da Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. A programação foi concentrada, durante a manhã e a tarde, nos auditórios da Escola de Formação de Professores e Humanidades e da Área 2.

Com o tema central Os embates atuais em teorias da educação no Brasil, o evento contou com a palestra da professora dra. Sandra Soares Della Fonte, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), durante a manhã, e a mesa-redonda Teorias da educação e impactos nas finalidades e nas práticas pedagógicas da escola, com a docente convidada e professores da linha de pesquisa.

“Procuramos, sempre, temas mais emergentes. Hoje, discutimos muito os embates teóricos, então tentamos trazer diferentes pontos de vista”, explica o coordenador da linha, professor dr. Made Júnior Miranda.

“Vemos muitas medidas serem tomadas sem a academia ser consultada, sem existir esse diálogo. Então estamos, no colóquio, tentando fazer esse resgate, lançar o olhar crítico para o que está acontecendo”, acrescenta.

Participante da mesa-redonda, o professor doutor José Carlos Libâneo pontuou, entre outras coisas, a importância de discutir teoria, mesmo quando a atuação é restrita ao mercado. “As teorias têm o poder de orientar e influenciar a atuação de um professor, em sala de aula, mesmo que ele não tenha consciência disso”, alerta.

Durante o evento, também foi lançado o livro Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar (Editora Espaço Acadêmico, 2018, 366 p.), organizada pelos professores Libâneo e Raquel A. Marra da Madeira Freitas. O colóquio é organizado anualmente pela linha de pesquisa e envolve professores, pesquisadores e estudantes dos cursos de mestrado e doutorado do Programa.

• DSC_1158
  • DSC_1166
  • DSC_1162
  • DSC_1167