PUC Goiás será parceira de festival de gastronomia

Cultura nordestina é valorizada em programação de Terezópolis

O 2º Festival Gastronômico TerêOxente, que será realizado de 26 a 29 de abril, em Terezópolis (GO), terá a parceria do curso de Gastronomia da PUC Goiás. A programação promovida pela prefeitura do município é uma homenagem às tradições nordestinas, que são expressivas na comunidade local. Durante os quatro dias, restaurante e lanchonetes apresentam 20 pratos típicos do Nordeste que fazem parte do dia a dia da cidade. Nesta edição, professores e alunos da Gastronomia vão prestar consultoria para os empreendedores e cozinheiros locais durante o evento e nas formações prévias.

Nesta sexta-feira, 6, o festival foi lançado durante oficina de acarajé com a Associação Nacional das Baianas de Salvador, na fazenda Viveiro Tamburil. O reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, participou do evento junto ao prefeito Francisco Alves de Souza Júnior e da professora Cristiane Souza, coordenadora do curso de Gastronomia, e da consultora Sonea Stival, organizadora do projeto.

Durante o festival, os alunos vão participar do festival como apoio e consultoria para os restaurantes. Nos eventos prévios, o curso também oferece qualificação para os empresários locais. “É muito valioso e engradece a formação, porque o aluno terá outras vivências e bebe de outras fontes. Então eu acredito muito em um festival que é feito para o povo”, explica a professora Cristiane, que é nordestina e valoriza a culinária do Nordeste nas aulas sobre a gastronomia brasileira.

Entusiasmado com a parceria com a PUC Goiás, o prefeito de Terezópolis, Juninho, acredita que a formação oferecerá melhorias para o empresariado local e pode fomentar o turismo. “Nós entendemos que toda a cidade tem que ter uma identidade e valorizar sua gente e seu povo. A parceria com a PUC é inédita e trouxe um ganho muito grande”. A programação deve receber mais de 20 mil pessoas durante os quatro dias.

Segundo o professor Wolmir Amado, a experiência acadêmica do curso poderá potencializar a economia de Terezópolis e projetar a cultura local. “Esperamos que este intercâmbio seja intensificado em várias áreas”. O evento integra o Circuito dos Festivais Gastronômicos do Estado de Goiás.  Toda a programação do festival é gratuita e tem o apoio do Sebrae Goiás.

• DSC_7323
  • DSC_7445