Medicina ganha sala de metodologias ativas

Espaço possibilita maior interação entre alunos e professores, incrementando o processo de ensino-aprendizado

© by Ana Paula Abrão

Quase como em um jogo, estudantes respondem às questões do professor, que fotografa a turma e, graças a uma espécie de plaquinha levantada pelos alunos, consegue mensurar, em tempo real, os erros e os acertos da turma. Essa dinâmica, conhecida como plickers, é um exemplo do uso das metodologias ativas na PUC Goiás, que ganhou um reforço na tarde desta quinta-feira, 5. Uma nova sala para as atividades desse tipo, voltada para os alunos do curso de Medicina da universidade, começou a funcionar. O espaço tem capacidade para 72 estudantes e fica no Bloco L da Área 4, no Setor Leste Universitário.

A primeira turma a utilizar a sala foi a dos estudantes do primeiro módulo que cursam Metodologia Científica. Responsável pela disciplina, o prof. Clayson Gomes usou o plickers para abordar os tipos de revisões e os estilos de citações possíveis na pesquisa acadêmica. “A aplicação dessa dinâmica é novidade, pois precisávamos de um espaço maior. Aqui também é possível aplicar o TBL, um tipo de raspadinha em que o aluno marca suas respostas. O diferencial desse espaço é que ele possibilita a participação de grandes grupos ”, explica.

O docente ressalta que, por meio das metodologias ativas, o aluno é estimulado a participar ativamente do processo de aprendizado. “Desde o primeiro semestre do curso ao último, o aluno é estimulado a estudar previamente”, detalha.

Monitora da disciplina, a estudante Rafaella Oliveira Curti, 23 anos, elogiou a qualificação dos espaços do curso. “Isso faz as aulas se tornarem mais interessantes”, diz ela, que cursa o novo módulo da graduação.

Estrutura

A nova sala da Medicina reforça a estrutura voltada para a execução de metodologias ativas, presentes no curso desde sua criação, há mais de uma década. Ela se soma a espaços como as salas de tutoria, de habilidades e a laboratórios, como de Morfofuncional. As mesas são ajustáveis e permitem a formação de grupos com três, seis, 12, 24 alunos ou ainda a formação de uma grande mesa. A sala tem ainda duas telas e dois quadros, que facilitam a interação entre alunos e professor, além de som, internet e escaninhos para que os alunos guardem seus materiais.

• 180405 - inauguração sala metodologias ativas - ap (1)
  • 180405 - inauguração sala metodologias ativas - ap (2)
  • 180405 - inauguração sala metodologias ativas - ap (3)
  • 180405 - inauguração sala metodologias ativas - ap (4)