Pesquisadora do Canadá participa de eventos na universidade

Com investigações voltadas para enfermidades crônicas, profa. Sally Thorne propõe diálogo sobre enfermagem e cuidados com a saúde

O mestrado em Atenção à Saúde da PUC Goiás recebe nesta semana a profa. Sally Thorne, da Universidade de British Columbia, no Canadá. Entre os compromissos da pesquisadora – que investiga temáticas relacionadas a enfermidades crônicas – está um workshop e a conferência de abertura da Semana de Integração da Pós-Graduação.

Na tarde desta segunda-feira, 5, ela participou de reunião científica com a coordenadora do mestrado, profa. Adenicia Souza, e a vice-coordenador, profa. Vanessa Vila, que coordena o evento, e as professoras Selma Montefusco e Maria Márcia Bachion, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG).

Classificando o encontro como “muito produtivo”, a profa. Vanessa da Silva explica que foram abordados assuntos como os desafios para a publicação e para a formação dos estudantes na graduação, no mestrado e no doutorado. “Falamos também sobre os avanços necessários para melhorar a nossa capacidade de impactar a ciência na Enfermagem”, enumera, ressaltando a expectativa de uma semana de muito trabalho.

Cuidado

Diretora associada da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade de British Columbia e professora titular na Escola de Enfermagem, a profa. Sally Thorne mantém um programa de pesquisa envolvendo temáticas relacionadas ao gerenciamento das enfermidades crônicas, com destaque para o câncer.

Ela explica que o objetivo da sua passagem por Goiânia “é promover um diálogo com a Enfermagem goianiense, com a área da Saúde, para envolver todas essas pessoas coletivamente, em um único pensamento, com o sentido de identificar os principais elementos para a promoção de uma mudança nos sistemas de saúde.”

Sally disse ainda que deve discutir, ao longo dos eventos, o modo como a Enfermagem impacta na promoção do cuidado com as pessoas.

• IMG-7152
  • 180305 - roda conversa mest.
  • 180305 - roda conversa mestr. saúde - wc (6)
  • 180305 - roda conversa mestr. saúde - wc (12)
  • 180305 - roda conversa mestr. saúde - wc (13)
  • 180305 - roda conversa mestr. saúde - wc (14)