Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Concurso premia estudantes de pós-graduação com viagem para a Inglaterra

Estão abertas as inscrições para o concurso de comunicação científica internacional FameLab. Podem participar cientistas e estudantes de Mestrado, Doutorado, Doutorado Direto e Pós-Doutorado nas áreas de Ciências da Vida ou Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias, fluentes em Português e Inglês – bolsistas até 30 de junho de 2018 ou data posterior, das Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados da Bahia (Fapesb), Espírito Santo (Fapes), Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Minas Gerais (Fapemig), Paraná (Fundação Araucária), Santa Catarina (Fapesc), São Paulo (Fapesp) e Sergipe (Fapitec), além de bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de qualquer estado. Também podem participar estudantes do mesmo nível e áreas, não-bolsistas, de qualquer unidade da Federação, a serem financiados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O concurso consiste na realização de uma apresentação oral em um vídeo sobre um tópico de ciência ou tecnologia, com a duração máxima de três minutos, sem recursos eletrônicos, e é realizado pelo British Council em 32 países. O objetivo é promover a aproximação entre cientistas e públicos em geral, por meio da contextualização e abordagem de temas científicos do dia a dia da sociedade, além de incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação em cientistas. No Brasil, são parceiros do British Council para a realização do concurso o MCTIC, o CNPq, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu do Amanhã.

Como participar
As candidaturas devem ser apresentadas por meio de um vídeo de inscrição, de no máximo seis minutos, contendo três minutos de apresentação, em português, e outros três, em inglês, sobre o mesmo tema. O vídeo deve ser enviado pelo endereço (https://www.britishcouncil.org.br/famelab) até o dia 11 de março e será aceita uma única inscrição por candidato. Serão avaliados como critérios conteúdo, clareza e carisma na apresentação.

Serão selecionados 30 finalistas, pelas instituições participantes, para participar de uma etapa de treinamento intensivo, com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica que os preparará para a Semifinal, no Rio de janeiro, no mês de abril. A Semifinal, no dia 25 de abril, definirá os 10 finalistas que se apresentarão ao vivo, no Museu do Amanhã. A Final Nacional será no dia 27 de abril e o grande vencedor ganhará as despesas custeadas para participar da Final Internacional, no Festival de Cheltenham, na Inglaterra, entre os dias 4 e 10 de junho.
Para mais informações e condições de participação, acesse a Chamada de Propostas (https://www.britishcouncil.org.br/famelab/participe) para o FameLab 2018. Dúvidas e outras informações podem ser consultadas pelo e-mail contato@britishcouncil.org.br. (Fonte: Coordenação de Comunicação Social da Fapeg/Confap)