Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Reunião de Pastoral aborda tema da CF

A Arquidiocese de Goiânia realizou no último sábado, 12, no auditório do Centro Pastoral Dom Fernando, a primeira reunião de pastoral do ano. O evento foi aberto com um momento de oração conduzido pelo arcebispo metropolitano, dom Washington Cruz, e em seguida, o frei Fernando Inácio, da Paróquia São Francisco de Assis, apresentou ao público o tema da CF deste ano – Fraternidade e Superação da Violência. Ele trouxe à tona os fundamentos e iluminações bíblicas do tema, além dos objetivos da campanha.

“Na experiência da Igreja hoje e da humanidade, a violência mais constatada no mundo bíblico é um excesso da ira, uma emoção humana que, caso mal administrada, faz o homem ultrapassar os espaços e medidas usando a violência”, refletiu o palestrante.

Segundo o religioso, três esferas são capazes de educar e formar para a fraternidade: a família, a vida nas comunidades eclesiais e o serviço de catequese: “devido às políticas de habitação, segurança, educação e família é claro que a Igreja tem que partir para o diálogo nessas áreas para convencê-las que, de fato, essas políticas nem sempre salvam o perigo e a violência, mas às vezes, facilita. Precisamos rever essas políticas fora da Igreja”, complementou o frei.

Dom Washington destacou a relevância da campanha trazendo uma reflexão sobre o tema no contexto familiar: “a grande violência seriam as guerras de todo tipo e elas não acontecem por acaso, elas são frutos de pequenas violências e entraves no seio da família. As pessoas que são violentadas, não raro, cometem violência”, refletiu.

A reunião foi prestigiada pelo reitor da PUC Goiás, Wolmir Amado, padres, religiosas, membros de pastorais e leigos em geral. Na ocasião, os participantes também escutaram o testemunho de uma família que superou uma situação de violência e missionários que irão para a África neste mês receberam a benção de envio do arcebispo metropolitano.