Na Siap, escola debate desafios da docência

Disposição ao diálogo é uma das demandas da contemporaneidade para a atuação do professor

Os desafios enfrentados pelos docentes na contemporaneidade foram debatidos na noite desta terça-feira, 30, durante a abertura da programação da 42ª Semana de Integração Acadêmica e Planejamento (Siap) na Escola de Formação de Professores e Humanidades (EFPH) da PUC Goiás. O assunto foi apresentado pela vice-reitora da universidade, profa. Olga Izilda Ronchi, que é mestre em Educação e graduada em Pedagogia. “Quero dar o pontapé para um diálogo, compartilhar algumas ideias e provocações”, explicou ela aos docentes da graduação e da pós-graduação que estiveram no Auditório da Escola.

A gestora lembrou o convite do Papa Francisco à cultura do diálogo para apontar esta prática como um dos desafios no âmbito educativo. “O diálogo entre os educadores, entre educadores e alunos e entre os próprios alunos”, enumerou, refletindo que a Siap é um momento fértil para dialogar.

Olga ressaltou que a universidade é um lugar de excelência e de aprendizagem, que só é possível em um processo autêntico de diálogo. “Cada um de nós tem seu percurso formativo, o que traz diferentes concepções de educação e de sociedade. Todos esses pensamentos diferentes devem nos convocar para essa atitude de diálogo de diferentes visões”, defendeu.

Integração

A programação da Siap na Escola de Formação de Professores e Humanidades foi aberta com um momento de confraternização – o Café com prosa – que reuniu os docentes em o coffee break no hall do Auditório. O diretor da EFPH, prof. Romilson Martins Siqueira, destacou que esta edição da semana de planejamento será marcada pela “unidade em torno dos debates na graduação e na pós-graduação”.

Os docentes da Escola receberam uma pasta com texto reflexivo e de boas-vindas, feitos pela direção colegiada e pela equipe da secretaria da EFPH, além de um calendário das atividades acadêmicas da graduação e da pós-graduação. “Coloque esse calendário no dia a dia de vocês, programem temas e contextualizem as aulas”, pediu.

Ele também apresentou o novo coordenador de Teologia, padre David Pereira de Jesus, e a nova coordenadora de Letras, profa. Hellen Suely Amorim, recém-empossados na gestão dessas graduações.

Programação

Até sexta-feira, 02, a programação da Siap será realizada nas 10 Escolas da universidade no Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA). No período da manhã, a tradicional Reunião de Gestores iniciou o semestre letivo, com encontro na Área 4 da instituição.

Na manhã desta terça-feira, 30, diretores, coordenadores de curso e do Núcleo Docente Estruturante (NDE), bem como seus membros e docentes responsáveis pela Avaliação Interdisciplinar, participarão de uma reflexão acerca de Matrizes de Referência. A partir dessa atividade, em colegiado, todos os cursos vão analisar, refletir, discutir e atualizar as suas respectivas matrizes. As Escolas e o Instituto realizam ainda reuniões, colóquios, debates e oficinas.

Ao longo da 42ª Siap, todas as Escolas e o IGPA serão visitados por membros da Administração Superior para a apresentação do novo Regimento Geral da PUC Goiás.

Administrativos

Já para os funcionários administrativos, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) preparou a atividade integradora E quando o problema é a comunicação?, agendada para o dia 31 de janeiro, às 14 horas, no Auditório da Área 4.

• 180130 - siap - palestra profa olga - efph - wc (55)
  • 180130 - siap - palestra profa olga - efph - wc (1)
  • 180130 - siap - palestra profa olga - efph - wc (53)
  • 180130 - siap - palestra profa olga - efph - wc (26)