PUC celebra nota máxima do curso de Enfermagem

Evento reuniu professores e alunos para celebrar resultado da avaliação do MEC

A nota máxima do curso de graduação em Enfermagem da PUC Goiás, concedida pelo Ministério da Educação (MEC), foi celebrada nesta sexta-feira, dia 8, com cerimônia no Auditório da Área 4. O evento reuniu professores, alunos, egressos e membros da reitoria da instituição, entre eles o reitor da instituição, professor Wolmir Amado.

A nota 5 conquistada pelo curso foi divulgada no último dia 29, após visita da comissão de avaliação. O referido conceito é composto por diversos quesitos avaliativos de desempenho dos estudantes, entre eles, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e corpo docente.

Várias homenagens lembraram os profissionais que fizeram a história do curso, que completou 75 anos em 2017. Curso pioneiro da área da Saúde, primeiro no Centro-Oeste, já formou mais de 5 mil profissionais.

Segundo a coordenadora do curso, profa. Vanusa Claudete, a nota faz parte de uma história iniciada ainda em 1942, quando começa a graduação na Escola São Vicente de Paula. “Mostra a excelência do curso e avalia toda a estrutura da universidade, práticas, corpo docente, documentações em geral. É um fruto de um trabalho que completa 75 anos”.

O grande diferencial do curso, para ela, é a metodologia ativa usada desde 2006, onde o aluno, a partir do primeiro módulo, já é inserido na prática. “Já produz o próprio conhecimento. É um diferencial e é o futuro de todos os cursos da área da saúde. Nós somos pioneiros”, afirmou Vanusa. A avaliação do curso da PUC integra uma avaliação geral de todos os cursos de Enfermagem do Brasil e reclassificou a PUC após a última visita do Ministério, há duas décadas.

Para a coordenadora geral do Centro Acadêmico de Enfermagem, Déborah Evelyn, afirmou que o reconhecimento mostra os diferenciais e a dedicação e toda a equipe. “Tivemos contato com as avaliadoras e falamos da experiência do movimento estudantil e a participação na reforma psiquiátrica”.

Presente no evento, a pró-reitora de Graduação da PUC Goiás, Sônia Margarida Gomes, falou que a nota é um reconhecimento para todo o curso, professores com larga experiência profissional e um projeto de formação diferenciado e grande relevância com metodologias participativas e pioneiras. “Os enfermeiros formados na PUC são uma grande contribuição para Goiânia, Goiás e Brasil. A enfermagem é uma profissão extremamente importante para a vida das pessoas. É um profissional essencial, que se dedica à vida”.

Durante o evento, foi realizado desfile com uniformes usados em diferentes épocas e também foram apresentadas as ligas acadêmicas. Professores, funcionários e coordenadores receberam homenagem pela contribuição na nota 5.

A comissão avaliativa do Ministério esteve presente na universidade entre os dias 23 e 24 de novembro e, durante as visitas, foram considerados como pontos fortes a infraestrutura do curso, o apoio da Reitoria aos estudantes, currículos dos professores e a atuação dos acadêmicos na Rede de Atenção Básica, que compõe o projeto pedagógico da graduação.

• 171208 - nota 5 enfremagem - wc (2)
  • DSC_3212
  • DSC_3226