Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva participa do Projeto Tabagismo

Câncer bucal foi o tema trabalhado pelos participantes. Conscientização da comunidade é foco de campanha de combate ao fumo

© by Arquivo

A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da PUC Goiás participou na última sexta-feira, 18, do Projeto Tabagismo na UBS Papillon Park, sobre supervisão da enfermeira e professora Glenda Batista de Almeida.

Com enfoque no tema Os malefícios do tabagismo com ênfase em câncer bucal, o objetivo do projeto é desenvolver ações de tratamento para combate do tabagismo, a partir da conscientização da população em geral sobre os riscos do fumo. Nesse primeiro encontro foi ministrada uma palestra sobre o câncer de boca, mostrando a importância da higiene pessoal, do auto-exame e a visita ao cirurgião dentista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer bucal, por ser pouco conhecido no Brasil, costuma ser diagnosticado tardiamente. Mais de 14 mil casos são registrados por ano, a maioria entre homens, causando mais de 4 mil mortes anuais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 43% das mortes por câncer são causadas pelo consumo de tabaco ou álcool, maus hábitos alimentares e infecções.

Confira algumas dicas da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva para prevenção do câncer de boca:

– Evitar bebidas alcoólicas, principalmente se for fumante;
– Não fumar;
– Visitar o dentista regularmente;
– Ter uma alimentação saudável;
– Boa higiene bucal;
– Manter dentes e próteses sempre em bom estado;
– Evitar exposição ao sol ou usar protetor labial.

 

(Texto enviado pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva, editado pela Dicom)