Diálogo e solidariedade para o combate às drogas

Universidade recebe professores da rede municipal para formação voltada para o enfrentamento às drogas e à violência no ambiente escolar

© by Wagmar Alves

A PUC Goiás recebeu na noite desta terça-feira, 14, um grupo de 20 professores da rede municipal de educação para encontro do curso de capacitação Drogadição, violência e suas implicações no contexto Educacional. Em debate na reunião realizada na Sala de Eventos da Área 1, na Praça Universitária, a violência na escola e sua relação com as drogas.

Desde o início do semestre, a formação é ministrada pelo Programa em Nome da Vida (PNV), por meio de convênio firmado entre a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) da universidade e a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Goiânia.

A coordenadora do PNV, profa. Vera Morselli, diz que a intenção do programa é fazer um mergulho dentro da temática, visando que os professores reflitam sobre a questão das drogas. “Há uma forma de enfrentá-la, não por meio de repressão ou punição, mas do diálogo, de uma compreensão, de valores, como solidariedade e coletividade”, ressalta.

Ela explica que serão, ao todo, oito encontros. No último, previsto para o dia 4 de dezembro, os docentes irão apresentar um projeto de ação sobre o tema debatido. “Nessas reuniões, abordamos a forma como enxergamos as drogas, que devem ser encaradas no contexto de complexidade e das relações; trabalhamos a sociedade e a família contemporânea, além do conceito de droga”, enumera.

Outro ponto importante do curso, segundo a coordenadora , a mediação escolar. “O professor tem que aprender a lidar com o conflito. Como eu faço essa cultura da paz, que é tão divulgada”, questiona, citando ainda o encontro que será voltado à rede de atenção à saúde, que pode dar suporte aos docentes no enfrentamento à violência.

• 171114 - Drogas e Violênicas no Contexto Educacional PNV (6)
  • 171114 - Drogas e Violênicas no Contexto Educacional PNV (8)
  • 171114 - Drogas e Violênicas no Contexto Educacional PNV (10)
  • 171114 - Drogas e Violênicas no Contexto Educacional PNV (13)