Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Fundações e universidades discutem divulgação científica

Comunicadores, professores e representantes de fundações apresentam plano de comunicação em fórum do Confap

Goiânia foi sede, na última quarta-feira, 8, do Encontro Nacional de Comunicação da Ciência, que integra a programação do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Até amanhã, 10, presidentes das fundações de amparo à pesquisa se encontram na capital goiana para discutir questões relacionadas ao financiamento da ciência, tecnologia e inovação no País.

“O encontro é uma oportunidade para reunir representantes de dez fundações, seus jornalistas, assessores e professores, para partilhar conhecimentos de como podemos avançar. Queremos trazer propostas para a melhoria de difusão científica”, afirma o jornalista, Renan Rigo, coordenador de Comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Confap. Docentes e profissionais da PUC Goiás também prestigiaram o evento.

Cinco palestras foram proferidas na quarta-feira e, ao final do encontro, os representantes elaboraram um plano de comunicação que será apresentado aos presidentes das fundações nesta sexta-feira, último dia do Fórum do Confap. “É um momento em que as propostas serão avaliadas e, a partir disso, queremos caminhar com ações em todo o País”, almeja o coordenador do evento.

No Encontro, foram discutidos os seguintes temas: Divulgação científica: desafios, oportunidades e lições aprendidas (Vanessa Fagundes, coordenadora da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais); Tendências do jornalismo e da difusão científica em ambientes digitais (Lorena Tárcia, coordenadora do Laboratório de Convergência de Mídias da UniBH); Especificidades e convergência das mídias (Prof. Cleomar Rocha, da UFG); Os desafios de ampliar os canais de divulgação de informações científicas e de mensurar resultados (Cláudia Izique, gerente adjunta de Comunicação da Fapesp) e o Fortalecimento do papel da ciência junto à sociedade (Ildeu de Castro, presidente da SBPC).