Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Em visita à Santa Casa, senadora apresenta programa de apoio

Lúcia Vânia (PSB-GO) conheceu hospital-ensino da PUC Goiás e apresentou o Programa Pró-Santas Casas, criado com a lei n. 13.479 de 5 de setembro de 2017

© by Wagmar Alves

A Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, hospital-ensino da PUC Goiás, recebeu nesta segunda-feira, 30, a senadora Lúcia Vânia (PSB-GO). Recebida pela superintendente-geral do hospital e pró-reitora de Saúde da universidade, Irani Ribeiro, e pelo reitor da instituição, Wolmir Amado, a senadora conheceu a realidade do hospital e apresentou o Programa Pró-Santas Casas, criado com a Lei n. 13.479 de 5 de setembro de 2017, a qual foi relatora.

Com o programa, instituições filantrópicas e sem fins lucrativos do Sistema Único de Saúde (SUS), realidade da Santa Casa de Goiânia, que atende, atualmente, 92% de pacientes SUS, terão acesso a amparo financeiro, com as instituições financeiras oficiais federais disponibilizando linhas de crédito a taxas bem abaixo do mercado. “É um projeto mais simples, que buscar dar fôlego para que as Santas Casas possam prestar serviços à comunidade”, explicou a senadora.

Para reestruturação patrimonial, a taxa é de meio por cento ao ano, por exemplo. Para participar, o hospital deve apresentar um plano de gestão, que deve ser implementado em até dois anos. “Ela está trazendo um programa que poderá viabilizar a continuidade dessa casa, para que continue aberta à população que precisa, que não tem um outro lugar para esse atendimento. Estamos recebendo com muita satisfação. Vamos fazer o projeto e apresentar para que possamos trazer esse recurso”, enfatizou a superintendente.

A visita da senadora Lúcia Vânia é mais uma das agendas promovidas pela nova gestão do hospital em busca de alternativas para sua autossustentabilidade. Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia de Goiânia tem fortalecido vínculos com os governos municipal, estadual e federal e ampliado estratégias. A instituição é o hospital filantrópico com maior número de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado de Goiás.