Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Site em memória dos 30 anos do acidente com Césio 137 é lançado em Goiânia

Iniciativa do Ministério Público Federal busca o resgate histórico do acidente radiológico, 30 anos após seu acontecimento

No dia 13 de setembro, o acidente radiológico que marcou Goiânia e o país inteiro completa 30 anos. Entre os eventos realizados na cidade em homenagem às vítimas do acidente com Césio 137, o Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) se destaca com o debate 30 anos do acidente em Goiânia: memórias e reflexões, na próxima terça-feira, 12, às 14 horas, em seu auditório. Participam membros do MPF/GO, a professora de Antropologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Telma Camargo, representantes de órgãos públicos e das vítimas do acidente.

Além da reflexão, o momento contará com a homenagem aos acidentados, uma exposição artística em parceria com a Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV) e com o lançamento do hotsite produzido pelo MPF/GO, contendo o histórico dos acontecimentos e a atuação do órgão ao longo desses 30 anos. Temas diversos estão trabalhados no novo espaço na internet, como danos ao ambiente e à saúde dos atingidos, construção definitiva do depósito do lixo radioativo, pensões e indenizações devidas, responsabilizações de pessoas físicas e jurídicas e assistência à saúde das vítimas.

Realização

O evento é uma promoção da Procuradoria da República em Goiás (PRGO/MPF) e da Associação Nacional dos Procuradores da República, com o apoio e participação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), do Centro de Assistência aos Radioacidentados (CARA), da Associação das Vítimas do Césio 137 e da Associação Goiana de Artes Visuais (AGAV).

Texto: Gabriel Araújo, estagiário de Jornalismo da Dicom/PUC Goiás, com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Federal em Goiás