Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Concurso premia pesquisadores com viagem à Europa

O Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, está com inscrições abertas até 15 de setembro. Podem participar pesquisadores de todas as áreas do conhecimento.

Pesquisadores brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil têm até o dia 15 de setembro para se inscreverem no Euraxess Science Slam Brazil, um dos maiores concursos de comunicação científica do mundo, que vai premiar o vencedor com uma viagem para a Europa com direito a visita a um dos centros avançados de pesquisa sediados no bloco. Podem participar estudantes de mestrado e doutorado, mestres, doutores e pós-doutores, pesquisadores e professores universitários, de todas as áreas do conhecimento.

Para participar, o candidato deverá inscrever sua ideia de apresentação – em vídeo ou pelo Skype – no site do concurso (scienceslambrasil.com). Serão aceitas as 100 primeiras inscrições no site, que passarão por uma comissão de avaliadores, e das quais serão escolhidas cinco propostas que vão participar da final, no Rio de Janeiro (RJ). Os finalistas também passarão por um workshop de comunicação científica, no Rio de Janeiro, com as despesas pagas pela Euraxess, como atividade preparatória para a apresentação final.

A final será realizada no dia 25 de outubro, no Consulado da Itália, no Rio de Janeiro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na ocasião, os participantes selecionados farão uma apresentação de até seis minutos, ao vivo, para uma audiência variada e para um júri especialista, formado por pesquisadores e especialistas em comunicação científica, que, em conjunto, definirão o grande campeão da edição 2017.

Iniciativa da Euraxess Brazil, a edição 2017 do Euraxess Science Slam tem apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Delegação da União Europeia no Brasil. O objetivo do concurso é estimular a interação entre pesquisadores e sociedade, de maneira que a linguagem científica seja apresentada de forma original, criativa e mais próxima do público leigo.

O concurso propicia, ainda, a oportunidade de pesquisadores apresentarem seus trabalhos fora das restrições formais vigentes nos laboratórios, salas de aula e conferências científicas tradicionais. Os finalistas são avaliados com base em sua capacidade de capturar a atenção da audiência e, para isso, é permitido o uso de técnicas variadas e criativas, desde o teatro e a música até o uso de vídeos e desenhos, entre outros. (Assessoria de Imprensa da Fapeg)