Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Equipe de RI participa de congresso sobre defesa nacional

© by Arquivo pessoal

Quatro acadêmicos do curso de Relações Internacionais da PUC Goiás participaram, pelo segundo ano consecutivo, do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), que ocorreu na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende/RJ, entre os dias 25 e 28 de julho de 2017. O Congresso é um evento organizado anualmente pelo Ministério da Defesa, sempre em parceria com uma das academias das forças armadas destinadas à formação de oficiais, e está em sua 14ª edição. A finalidade desse evento é estimular a produção científica em temas relacionados com a defesa nacional e propiciar o intercâmbio entre discentes e docentes de instituições de ensino superior (civis e militares).

A equipe da PUC Goiás foi constituída pelos discentes Laura de Blasco Paula, Leonardo Felipe Braz Silveira, Lorrany Mendanha Bastos e Lucas Araújo Cavalcante e orientada pelo professor Giovanni Hideki Chinaglia Okado. Nesta edição, essa equipe apresentou o artigo intitulado As rivalidades territoriais nos mares do leste e do sul da China: uma análise pelo xiàngqí, cujo propósito era explicar a expansão militar chinesa em seu entorno regional por meio de uma tática específica do xiàngqí, um jogo chinês tradicional de tabuleiro – similar ao xadrez – e demonstrar que o país abandonou definitivamente o comportamento e a retórica defensivos. “Esse artigo recebeu muitos elogios do debatedor e do público presente por causa da originalidade e do ineditismo da pesquisa”, ressaltou o orientador do projeto.

A participação neste evento ocorre pela constituição de equipes de pesquisas em instituições de ensino superior, sob a responsabilidade de um aluno ou professor, e a submissão de um artigo científico sobre determinada área temática da defesa nacional. Se selecionado, o artigo é apresentado no Congresso, com as despesas referentes ao deslocamento e estadia custeadas pelo Ministério da Defesa. A equipe da PUC Goiás foi a única equipe selecionada do estado de Goiás e uma das cinco selecionadas da região Centro-Oeste.

Além de apresentar o artigo, ao longo de cinco dias de evento, a equipe da PUC Goiás pôde assistir a palestras apresentadas por especialistas em temas relacionados com a defesa nacional, conhecer as instalações da Aman e compreender o processo de formação dos oficiais do Exército Brasileiro. “Espera-se que, no próximo ano, o CADN possa novamente contar com discentes e docentes da PUC Goiás e que a cultura de pesquisa possa ser cada vez mais ampliada no âmbito desta instituição”, almeja o professor Giovanni.

(Texto enviado pelo curso de Relações Internacionais, com edição da Dicom)