Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Arquidiocese celebra Corpus Christi

Confecção dos tradicionais tapetes envolverá mais de 20 paróquias

© by Arquivo - Dicom

A Arquidiocese de Goiânia realiza solenidade de Corpus Christi nesta quinta-feira, 15, na Praça Cívica, a partir das 17 horas. No período da manhã – das 07h às11 horas, fiéis de mais de 20 paróquias vão atuar na confecção dos tradicionais tapetes. A coordenação-geral da solenidade é do bispo-auxiliar dom Moacir Silva Arantes.

A celebração de Corpus Christi consta de missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra é apresentada aos fiéis para adoração. A hóstia consagrada, que será adorada no ostensório ao longo da procissão, é o próprio Cristo vivo no coração de sua Igreja, no meio da comunidade.

Os tapetes

Todos os fiéis são convidados a participar deste momento de encontro e de partilha e preparar, juntos, o caminho para Cristo. Este costume da piedade popular foi trazido para o Brasil pelos portugueses e começou na cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais.

O trajeto enfeitado faz alusão à entrada de Jesus em Jerusalém, onde as pessoas o receberam, colocando ramos de oliveira para que ele pisasse. Após a missa, o ostensório, com a hóstia consagrada, Cristo Vivo, é carregado pelo sacerdote, que passará sobre os tapetes. Só então os fiéis podem pisar sobre eles, seguindo os passos de Cristo.

Evento: Solenidade de Corpus Christi

Data: 15 de junho

Horário da confecção dos tapetes: 7h às 11 horas

Horário da celebração: 17 horas

(Com informações da Arquidiocese de Goiânia)