Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

IGPA lança galeria virtual com fotos de Jesco von Puttkamer

© by Acervo Jesco Von Puttkamer

O Instituto Goiano de Pré-História e Antropologia (IGPA) da PUC Goiás lançou, nessa semana, galeria virtual com fotos que integram o Projeto Imagens da Memória – Preservação da Cultura dos Povos Indígenas Brasileiros, no site oficial da instituição de ensino. A galeria apresenta o resultado da informatização das imagens, documentos e sons que compõem a coleção audiovisual do fotógrafo e documentarista Jesco von Puttkamer, projeto contemplado com recurso oriundo do Edital de Preservação de Acervos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Jesco e membro da Metyktire (Thxukahamãe), do Mato Grosso | Acervo: TH-00001A

O projeto busca a digitalização desta coleção e, tendo como princípio a troca de saberes interculturais. No site, estão disponíveis cerca de 400 imagens referentes a quatro povos indígenas: Paiter Suruí, Cinta-Larga, Nambikwara e Metyktire (Txukahamãe). Elas compõem um trabalho de qualificação do projeto, que trouxe os grupos pesquisados e pesquisadores ao IGPA e fez uma releitura de todo o material.
Para a diretora do IGPA e coordenadora geral do projeto, Eliane Lopes, a partir da galeria muitas pessoas, principalmente cientistas, terão acesso ao acervo doado à PUC Goiás. “As fotos estão abertas para consulta do público, respeitando política de uso da imagem e o uso para interesse científico, dando visibilidade ao trabalho do documentarista, à cultura indígena e à PUC Goiás”, explicou ela.

Acervo
A coleção completa doada pelo documentarista à PUC Goiás possui cerca de 150 mil imagens fotográficas, onde se inclui slides, negativos e ampliações, 165 rolos de películas de 16 mm, três centenas de diários de campo, redigidos em inglês, português e alemão e cerca de 400 fitas sonoras.

Os resultados deste Projeto permitirão às comunidades indígenas recuperarem informações para o fortalecimento de suas culturas, identidades e territórios. Possibilitarão, igualmente, a realização de pesquisas e atendimento de outros interesses acadêmicos e de divulgação.

Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,