Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Egresso da PUC vence desafio na área da computação

Trabalho realizado na universidade foi decisivo para a competição

O egresso do curso Engenharia da Computação da PUC Goiás, Pedro Henrique Freitas, venceu o desafio HackaFlag durante a etapa goiana do Roadsec, no Senai, maior evento de hacking, segurança e tecnologia, realizado no último sábado, em Goiânia. O vencedor de cada estado ganha viagem para etapa final, em São Paulo, onde haverá disputa entre todos os campeões.

No estilo “capture the flag”, os participantes enfrentam inúmeros com níveis e especialidades em áreas da computação como hacker, criptografia, segurança, forense. Segundo Pedro Henrique, o objetivo foi utilizar conhecimentos nas áreas para encontrar flags escondidas, a pontuação foi de acordo com o nível de dificuldade de cada desafio.

“A competição estava empatada entre eu e mais dois competidores, faltando menos de 1 hora para acabar a competição os organizadores disponibilizaram um desafio de esteganografia (técnica de esconder informação em arquivos), que foi o tema do meu Trabalho de Conclusão de curso na PUC Goiás, orientado pelo dr. Sibelius Lellis Vieira”, conta Pedro Henrique sobre o momento que garantiu sua vitória.

Para ele, encontrar a flag faltando apenas 20 minutos para acabar o desafio, pontuando e assumindo a liderança foi gratificante. “Coloquei meus conhecimentos em prática e entendi quais são meus limites atuais, o que me possibilitou saber quais desafios eu era capaz de resolver. Poder utilizar os conhecimentos adquiridos através do meu trabalho de conclusão de curso para resolver o desafio que me fez vitorioso, foi sem dúvidas uma das melhores coisas”.