Eventos debatem formação e valorização de professores

Mostra, encontros e simpósios enfatizam relação entre extensão, graduação e pós-graduação; programação segue até sábado, 10

© by Wagmar Alves

Começou na noite desta segunda-feira, 05, o XII Simpósio de Pedagogia da PUC Goiás. A abertura reuniu graduandos e pós-graduandos no Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades, no Setor Leste Universitário, em solenidade marcada pela defesa dos professores e da escola pública. Nesta edição, o evento aborda o tema Políticas de Formação e Valorização de Professores: conjuntura nacional, avanços e retrocessos.

O simpósio agrega o XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da instituição, o VII Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da universidade, além do XVII Encontro da Associação Nacional de Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) e da V Mostra de Produção Cultural de Discentes e Docentes do curso de Pedagogia.

A programação, composta por palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalho, entre outras iniciativas, segue até sábado, 10, na EFPH. Confira aqui. Além de estudantes e pesquisadores da PUC Goiás, participam do evento docentes da rede pública de educação e pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Universidade de Brasília (UnB).

abertura-02

A conferência de abertura abordou o tema-central do simpósio e foi ministrada pelo prof. Luiz Carlos de Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Criador da (Anfope), ele enfatizou aspectos da conjuntura nacional e caracterizou o modelo de política educacional que está sendo proposto pela gestão atual do Brasil.

A coordenadora-geral do Simpósio de Pedagogia, profa. Cláudia Valente, destacou que o evento já se consolidou como importante para o cenário da educação na Grande Goiânia. Ela explica que a iniciativa busca um diálogo de ideias entre a extensão, a graduação e a pós-graduação. “O tema deste ano quer possibilitar uma reflexão epistemológica e política no contexto das políticas de formação de professores no Brasil”, ressalta.

Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades, prof. Romilson Siqueira, explica que o Simpósio de Pedagogia marca a integração de diferentes projetos. “Os temas da valorização e da formação estão na pauta do MEC, dos cursos de formação de professores e nas agendas dos movimentos que defendem a educação”, frisa.

Pibid
Um dos destaques da programação é o VII Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Coordenadora institucional do programa, a profa. Marcilene Pelegrine Gomes, explica que as atividades específicas do evento começam na quinta-feira, 08.

Serão realizadas mesas-redondas em que os coordenadores de áreas do Pibid vão apresentar o trabalho desenvolvido nas escolas públicas. Já os professores-supervisores – que recebem os bolsistas – vão compartilhar como é recebe-los em suas unidades de ensino.

“O Pibid é uma experiência que contribui para que o aluno, ao ter orientação de um professor que atua na escola pública, aprenda a profissão. O programa é um espaço de formação de professores para atuar na educação básica”, define.

Pós-graduação
O trabalho de mestrando e doutorandos em Educação pela PUC Goiás também ganha espaço na série de eventos. No XVI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação da instituição, 43 projetos em andamento serão apresentados ao público. Será na quinta-feira, 08, das 14h às 18 horas, nas salas 308, 309, 312, a EFPH.

“O tema deste evento envolve algo que é um compromisso e um desafio para nosso programa e está na nossa pauta tanto no ensino, na pesquisa, quanto na sua luta cotidiana pela educação em nosso país”, declarou.

Mostra

abertura-03Até sábado, 10, estarão expostos no Hall do Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades trabalhos realizados por estudantes da Pedagogia. A V Mostra de Produção Cultural de Discentes e Docentes do curso reúne, ao longo da semana, objetos desenvolvidos pelos acadêmicos ao longo do ano e que podem contribuir para o aprendizado de crianças. Já no sábado, 10, haverá programação especial.

Os brinquedos pedagógicos são construídos a partir de materiais reciclados, focados em aspectos sonoros e sensoriais. São chocalhos que imitam o som da chuva, luvas que ao serem manipuladas emitem sons e chamam a atenção da meninada, por exemplo.

Monitora da mostra, a estudante Gláucia Martins da Cruz, 28 anos, está no quarto período e destaca o aprendizado desenvolvido com a confecção dos objetos. “Pedagogia não é só teoria. O aluno também precisa criar mecanismos para inovar e buscar uma forma apara que a criança possa se desenvolver em todos os sentidos”, relata.

A coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Janaína Cristina de Jesus, ressalta o papel da mostra para a formação dos acadêmicos da universidade. “A proposta nossa é discutir políticas de formação, de valorização de professores, um tema que diz respeito a nossa identidade e ao nosso percurso”, disse.

• 161205-xii-simposio-de-pedagogia-1
  • 161205-xii-simposio-de-pedagogia-8