Secretaria Municipal de Educação é parceira da Jornada da Cidadania

Participação da rede pública de ensino enriquece a programação do evento e leva milhares de crianças, adolescentes e adultos para participar da Jornada como um todo

© by Wagmar Alves

A próxima edição da Jornada da Cidadania já tem data definida. A maior iniciativa comunitária da universidade será realizada de 20 a 22 de abril do próximo ano, no Centro de Convenções PUC (Jardim Mariliza), e as primeiras parcerias para viabilização do evento estão confirmadas. A Secretaria Municipal de Educação (SME), uma das parceiras mais tradicionais, reiterou sua participação nas atividades nesta segunda-feira, 16, durante reunião com a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da instituição (Proex), representada pela pró-reitora Márcia de Alencar Santana, e equipe da SME, chefiada pelo secretário municipal de Educação, Marcelo Costa.

“A participação da Secretaria é fundamental para o sucesso do nosso evento. Além de fazer da Jornada da Cidadania um espaço de visitação para milhares de crianças da rede municipal, o órgão também participa como parceiro, oferecendo espaços de exposição para trabalhos que os alunos fazem nas escolas”, explicou a profa. Márcia.

Durante a audiência, a pró-reitora entregou à Secretaria o projeto e a programação do evento e também, na ocasião, foram realizados os primeiros encaminhamentos em relação à logística e uso do espaço pelas equipes durante a programação.

O secretário manifestou alegria por participar mais uma vez da Jornada e destacou a relevância do alcance do projeto, que reúne os estudantes da rede municipal, professores e familiares das crianças para realização das atividades. Um dos eventos mais tradicionais que movimentam a agenda da Jornada é Mostra de Ação Pedagógica, que apresenta os resultados dos trabalhos desenvolvidos por crianças e adolescentes da educação infantil e ensino fundamental, além da alfabetização de adultos.

Instalado no térreo do Centro de Convenções PUC, o espaço da Secretaria recebe também apresentações culturais (bandas e fanfarras), contação de histórias e brincadeiras. Em função do incentivo do órgão para a implantação de núcleos de robóticas nas escolas municipais, uma das contribuições para o próximo ano, que vem a somar à programação do evento, será o Desafio Makers, competição de percursos simulados na qual os alunos usam a programação e colocam, na prática, a teoria aprendida no cotidiano da sala de aula.

• 191216 - Reunião Proex Secretaria Municipal de Educação WA (11)
  • 191216 - Reunião Proex Secretaria Municipal de Educação WA (13)
  • 191216 - Reunião Proex Secretaria Municipal de Educação WA (15)
  • 191216 - Reunião Proex Secretaria Municipal de Educação WA (22)