Mostra Goiás reúne documentários sobre cultura goiana

A Mostra Goiás vai apresentar, nos dias 6 e 7,  vinte filmes sobre a cultura goiana, que foram produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo da PUC Goiás e da Oficina de Narrativas Audiovisuais da Coordenação de Arte e Cultura. A programação está inserida na sétima edição da Semana de Arte e Cultura no Teatro PUC, Campus V, no Jardim Goiás.

Os filmes foram produzidos neste semestre e tem como tema a vida no Estado, as pessoas e os lugares. Foram produzidos vídeos sobre alguns pontos atrativos da Cidade de Goiás, o cotidiano das mulheres negras, os causos da sanfona na música sertaneja, histórias da catira, do linguajar goiano, do Rap e da música sertaneja. São vídeos que revelam lugares, sabores e segredos de Goiânia.

A Mostra Goiás é uma parceria entre a Coordenação de Arte e Cultura, Escola de Comunicação da PUC Goiás e PUC TV. Também é uma ação do projeto de pesquisa Mídia Experiência: Saberes e Riquezas Populares, desenvolvido na instituição em conjunto com o Programa Avançado de Cultura Contemporânea  da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Laboratório de Análises da Comunicação  da Universidade Autônoma de Barcelona.

De acordo com a coordenadora da CAC, Elizabete Barros, “na PUC Goiás produzimos diversos conhecimentos e esta é uma oportunidade de levá-los à comunidade. Ao juntar sala de aula, teatro, televisão e redes sociais os alunos se preparam para encarar a mídia de uma forma próxima e humana”.

“A partir desta atividade os alunos reforçam aprendizados e apresentam uma cidade que conhecemos, mas com novos pontos de vista”, avalia Sabrina Moreira, diretora da Escola de Comunicação Social da PUC Goiás. Durante o mês de janeiro de 2017, os vídeos serão apresentados na PUC TV Goiás para todo o Estado.

Para o coordenador do projeto Mostra Goiás, professor César Viana, “o objetivo da Mostra Goiás é o de ajudar a formar jornalistas com faro para os valores das pessoas e para o lugar onde moram. Aprender sobre mídia falando da própria comunidade ajuda a criar essa dinâmica que depois pode ser aproveitada no mercado”. Os vídeos estão disponíveis neste link: www.youtube.com/mostragoias (Texto: Eliani Covem)