PUC Goiás prestigia posse de sócios titulares do IHGG

Novos sócios se unem ao grupo de 50 titulares com decisões no instituto. Entre eles, o reitor Wolmir Amado

© by Wagmar Alves

Cinco novos historiadores foram empossados na manhã de ontem, 29, como sócios titulares do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), durante cerimônia prestigiada na sede da entidade, na Praça Cívica. O Instituto, criado em 1932, na antiga capital do estado, realiza estudos pertinentes à história, geografia e ciências afins, referentes ao Brasil e, principalmente, ao Estado de Goiás.
Os novos sócios são Abílio Wolney, Aparecida Teixeira, Eleuzenira Maria, Pedro Nolasco e Bento Alves. O último foi representado pelo professor da PUC e sócio titular do IHGG, Antônio César. A cerimônia de posse foi conduzida pelo presidente do Instituto, Geraldo Coelho Vaz. Os empossados compõem o grupo com 50 sócios com cadeira nas decisões do instituto, que inclui o reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado.
“O Instituto é a entidade mais antiga do estado e é o guardião da memória e história do estado de Goiás. São cartas, memórias, publicações antigas, que preservamos. Os novos membros devem ser pessoas que tenham um reconhecimento estadual e nacional. Eu acho que hoje empossamos jovens que têm muito a contribuir com a verdade e os fatos históricos do estado”, afirmou Geraldo.
O evento foi prestigiado pelo reitor da PUC Goiás, professor Wolmir Amado, que é sócio titular do IHGG desde outubro e ocupa a cadeira de número 13. E também pela secretária de Educação, Cultura e Esportes de Goiás, professora Raquel Teixeira. Eles participaram da homenagem aos empossados, que também receberam certificados e medalhas.
Os novos ocupantes têm a missão de colaborar com a documentação, o incentivo ao debate, a pesquisa e a socialização da memória, história e cultura de Goiás.