Comunicação Jurídica: o poder da persuasão para o Direito

Workshop discute a linguagem na esfera profissional

A importância da construção da argumentação para os profissionais do Direito foi o tema do Workshop em Linguagem e Comunicação Jurídica, organizado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Linguagem, Comunicação, Estética e Arte da PUC Goiás. O evento, realizado na noite desta quarta-feira, 6, no Câmpus V, reuniu cerca de 150 alunos que conheceram a experiência do promotor público Danni Sales, autor do livro Juri e Persuasação na Tribuna.

O promotor apresentou os fundamentos da linguagem e a forma como é explorado pelo meio jurídico. “É importante que o aluno compreenda que, para além de descrever objetos, a linguagem representa ideologias, ideias, defende pessoas, instituições, nações”, explicou ele. Desta forma, o uso de todos os instrumentos que melhoram a comunicação é uma incumbência do profissional de Direito, como explicou ele, para tornar possível o processo de convencimento, não só na esfera legal, mas também a partir das emoções.

Além da fala do promotor, os alunos passaram por uma prática seguida de uma ponderação do convidado. Para a coordenadora do Núcleo, professora Návia Costa, que coordena a disciplina desta área, a atividade orienta e ensina os alunos a lidarem com o desafio diário da comunicação.

Organizadora do evento, a professora Ruzileide Epifânio, o workshop provoca uma reflexão sobre a necessidade de desenvolver uma humanização por meio da linguagem. “Eles saem da sala de aula para viverem na prática os desafios da linguagem na sua profissão”, conta ela, que é do curso de Letras e ministra a disciplina Linguagem e Comunicação Jurídica no Direito.

• 191107 - I workshop comunicação linguagem juríd - wc (3)
  • 191107 - I workshop comunicação linguagem juríd - wc (5)
  • 191107 - I workshop comunicação linguagem juríd - wc (10)
  • 191107 - I workshop comunicação linguagem juríd - wc (33)