Compartilhar, , Google Plus, Pinterest,

Imprimir

Publicado em:

Diretor do Grupo Guará ministra oficinas em Salvador

O diretor do Grupo de Teatro Guará, Samuel Baldani, da Coordenação de Arte e Cultura da PUC Goiás, irá ministrar Oficina de Leitura Dramática no Sesc de Salvador, Bahia, em duas etapas, de 2 a 4 de outubro e de 6 a 8 de novembro, totalizando 24 horas. As oficinas fazem parte do Projeto SESC Dramaturgias 2019 e serão realizadas na Unidade Cine Teatro Casa do Comércio.

Para o diretor do Grupo Guará, “seleções como essa nos motivam muito e oportunizam levar o nome da PUC Goiás para além do Estado de Goiás, firmando o compromisso da Universidade com a cultura regional e nacional”. De acordo com Baldani, nesta Oficina será feita a leitura de algumas peças de Ariano Suassuna, o estudo de suas matizes e compartilhamento dos processos das montagens realizadas pelo Grupo de Teatro Guará.

Baldani pretende trabalhar os textos das peças Torturas de Um Coração, O Castigo da Soberba e O Rico Avarento. Haverá a exposição (trilha sonora, making off, projeto cenários e figurinos, mapa de luz e fotos) dos processos das montagens do Grupo Guará das peças do Suassuna: Auto da Compadecida, Torturas de Um Coração e Farsa da Boa Preguiça. “Este trabalho será uma homenagem ao dramaturgo Paraibano, pois em 2019 completa cinco anos de sua morte,” pontua Baldani.

Sesc Dramaturgias

Idealizado pelo Departamento Nacional do SESC, o projeto Sesc Dramaturgias oferece oficinas de Leituras Dramatizadas, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia do Ator, da Dança, da Luz e do Circo com o objetivo de valorizar a relação de artistas, profissionais e iniciantes, com as diferentes esferas e possibilidades da dramaturgia, explica o diretor.

Esta ação é realizada com oficinas, desenvolvimento de experimentações, debates e apresentações, que resultaram na criação de importantes espetáculos e grupos artísticos. Desta forma, o projeto estimula a profissionalização do setor e também incentiva a formação de novos artistas e de público. Esse projeto nacional do Sesc tem o objetivo de ampliar a formação e a criação na área das artes cênicas, incentivando a construção de cenas de teatro, circo ou dança. O Sesc Dramaturgias acontece em duas etapas, a primeira com oficinas e a segunda com a apresentação do resultado dos encontros e debate.

(Texto: Eliani Covem/Proex)